Lançamento do livro “Almanaque Brasilidades” no Leão Etíope

O grande Luiz Antonio Simas já deu aulas durante homenagens a Candeia, Roberto Ribeiro, Paulinho da Viola, Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara e no projeto Ágoras Cariocas em parceria com o Norte Comum, para falar da história do Méier.

E desta vez, o Leão Etíope recebe o escritor, historiador e professor para o lançamento de mais uma obra, o ALMANAQUE BRASILIDADES: Um inventário do Brasil popular, da editora Bazar do Tempo, na praça e com uma programação musical pra fazer sorrir o coração.

Sobre o ALMANAQUE BRASILIDADES:

“É um livro que preparei ao longo de alguns anos. Bebe na fonte das oralidades dos quintais e das feiras, do Lunário Perpétuo, dos almanaques do sertão, bulas de remédios, ladainhas, calendários, sortilégios da lua, fé, festas, gentes, brincadeiras, receitas de comidas, elegias de defuntos, encantarias, conflitos, curiosidades sobre o Brasil. Dos benditos aos pontos de macumba, das preces a São Longuinho às oferendas para os orixás, do samba ao funk, de Jorge de Lima aos poetas cegos do Cariri, da Nau Catarineta ao viaduto de Madureira, dos Santos Reis aos caboclos da jurema, do segredo da Salamanca do Jarau ao fantasma da loura do banheiro, dos enredos de escolas de samba às cirandas de Itamaracá, das rezadeiras de Canudos e rezadeiras suburbanas ao abacaxi de Chacrinha, de Zé Pelintra aos violeiros de São Gonçalo do Amarante, do massacre dos cabanos da Amazônia aos profetas chacinados pelo Estado brasileiro no Caldeirão da Santa Cruz do Deserto. Coisas do país que não está no retrato (se liga, Mangueira!).

Serviço

“Almanaque Brasilidades” no Leão Etíope

Dia e hora:Sábado, 26/01, às 18h
Local: Praça Agripino Grieco
Gratuito

In this article