Inauguração do Hospital Fundação do Câncer no Méier

hospital-fundacao-do-cancer-meier-foto-ok2

Na próxima segunda-feira, dia 29 de maio, a Fundação do Câncer, uma instituição privada e sem fins lucrativos que atua na prevenção e controle do câncer no Brasil há 25 anos, inaugura seu primeiro hospital, no Méier, projetado para ser um centro de referência em oncologia no país.

A unidade completa o tripé de atuação com a assistência direta, ao lado de ensino e pesquisa. O Hospital Fundação do Câncer vai ofertar assistência oncológica integrada, aliando tecnologia de ponta e humanização dos serviços em um ambiente único com 7.400 metros quadrados de área construída.

Reconhecida nacionalmente pelas ações que promove, há 25 anos, para a prevenção e o controle do câncer no Brasil, a Fundação do Câncer amplia sua atuação e inaugura o Hospital Fundação do Câncer, no Méier. A unidade, especializada em oncologia, foi projetada para ser um centro de referência e oferecer assistência completa aos pacientes.

“O Hospital Fundação do Câncer nasce com a filosofia de ofertar atenção oncológica integrada, aliando tecnologia de ponta e humanização dos serviços. Acreditamos em uma medicina que reaproxima os médicos dos pacientes”, afirma Dr. Marcos Moraes, presidente do Conselho de Curadores da Fundação.

De acordo com o diretor do Hospital, o cirurgião oncológico e mastologista Carlos Frederico Lima, a assistência complementa a atuação da Fundação, ao lado do ensino e da pesquisa, e terá papel fundamental para o controle do câncer no país.

“Teremos a linha completa de atendimento à doença, desde o diagnóstico. Tanto pacientes quanto familiares merecem ser bem tratados. Vamos oferecer um atendimento mais acolhedor, buscando sempre a excelência no tratamento oncológico no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil”, afirma Carlos Frederico.

Com equipamentos de última geração e corpo médico altamente qualificado, o Hospital Fundação do Câncer já nasce com planos audaciosos. As metas do hospital incluem a conquista da certificação internacional de qualidade. Para isso, está sendo realizado um amplo trabalho de gestão de processos, com a criação de oito comissões de qualidade, como as de controle de infecção hospitalar e segurança do paciente. O objetivo é conferir à unidade padrão internacional de atendimento e ratificar o compromisso da Fundação em buscar continuamente a melhoria dos serviços.

Estrutura e serviços

 O Hospital Fundação do Câncer oferecerá, em um só lugar, infraestrutura completa para o tratamento multidisciplinar no combate ao câncer. A unidade possui 7.400 metros quadrados de área construída, quatro salas cirúrgicas, 14 consultórios, e mais de 80 leitos, incluindo internação e Day Clinic. Em pleno funcionamento, contará com aproximadamente 450 colaboradores e a estimativa é que sejam realizadas cerca de 6.000 consultas, 7.000 exames de diagnóstico (imagem e endoscopia) e 420 cirurgias por mês.

Entre os serviços prestados estão: atendimento ambulatorial; Day Clinic; diagnóstico por imagem (endoscopia digestiva alta e baixa, ressonância magnética, radiografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada e mamografia digital com tomossíntese); laboratório de análises clínicas; pronto atendimento 24 horas; agência transfusional; farmácia clínica; quimioterapia; radioterapia; cirurgia oncológica; Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e cuidados paliativos.

 “O diferencial na linha de cuidados ao câncer é a etapa do diagnóstico e, por isso, fizemos um grande investimento nessa área. O câncer é uma doença tempo-dependente, ou seja, quando detectado na fase inicial, as chances de cura aumentam consideravelmente”, destaca Carlos Frederico Lima.

O Hospital terá, a partir de 2018, o tratamento de radioterapia com equipamentos modernos. São dois aceleradores lineares para tratamentos em 4D (em quatro dimensões), IMRT (de intensidade modulada) e VMAT (arcoterapia volumétrica modulada). As máquinas são as mais modernas no mercado e têm possibilitado avanços significativos, com precisão milimétrica da região a ser tratada.

Serviço

Inauguração do Hospital Fundação do Câncer

Data: 29 de maio (segunda-feira)
Horário: 10h
Local: Rua Arquias Cordeiro, 460 – Méier

In this article

Join the Conversation

1 comment

  1. Joselinda de Aguiar da Silva

    Vejo como um grande avanço onde pode ajudar muitas pessoas nesta região e tbm de outras.