Toquinho celebra 50 anos de carreira no Imperator

toquinho 50 anos

Nos dias 21 e 22 de junho, Toquinho chega ao Imperator para celebrar seus 50 anos de carreira.

Toquinho iniciou sua carreira na década de 1960, ao lado de grandes nomes da Música Popular Brasileira, como: TaiguaraChico BuarqueElis ReginaZimbo TrioCaetano VelosoGal CostaMaria BethâniaGilberto Gil, e Paulinho da Viola. A grande amizade com Chico Buarque propiciou-lhe a primeira parceria musical, “Lua cheia”, a primeira composição de sua carreira.

Seus primeiros sucessos surgiram em parceria com Jorge BenJor, na canção “Que maravilha”, e com Paulo Vanzolini, na canção “Boca da noite”, essa com grande destaque no terceiro Festival Internacional da Canção Popular realizado no Rio de Janeiro, em 1968.

Uma fase importante de sua trajetória musical deu-se com Vinicius de Moraes, com quem começou a trabalhar em 1970, no memorável show na Boate La Fusa, de Buenos Aires, acompanhados pela cantora Maria Creuza. A partir de então, Toquinho iniciava com Vinicius uma parceria que extrapolou a relação profissional e se consolidou numa fraternal amizade

Uma das pérolas da sensibilidade de Toquinho é, sem dúvida, a parte de sua obra que abrange o mundo infantil. Em novembro de 2003, o clipe animado “Aquarela” conquistou o “Liv Ullmann Peace Prize”, prêmio concedido pelo juri do Chicago International Children’s Film Festival, o maior e mais antigo festival de filmes infantis do mundo.

Serviço

Toquinho – 50 anos de carreira

Data: 21 e 22/06, às 21h
Local: Teatro Imperator
Ingressos: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia)

Com informações do Imperator

In this article

Join the Conversation