Arquiteta cria projeto para implantar uma Biblioteca Parque integrada ao Shopping do Méier

shopping-do-meier-biblioteca-1

O Méier sempre foi um importante bairro para a cidade do Rio de Janeiro. Lar do Imperator, maior cinema da América Latina em 1950, e do Shopping do Méier, o primeiro do Brasil.

O Imperator fechou as portas e reabriu em 2012, trazendo de volta o movimento ao Méier e investimentos comerciais e imobiliários. Porém, um local que não acompanha esse crescimento é o Shopping do Méier.

Levando em conta o histórico do bairro, sua localidade estratégica e toda uma região dependente de seus serviços, o projeto de conclusão de curso da arquiteta Julia Oddone, ex-moradora do bairro, é criar a Biblioteca Parque Municipal do Méier, um novo espaço de cultura, educação e também de emponderamento e lazer, que será implantada em parte do atual lote do Shopping.

shopping-do-meier-biblioteca-2
Com uma área total de 5.800m² (área do shopping), a proposta é desmembrar o lote do shopping, projetando a biblioteca em metade dele (2.900m²). Desse jeito, o Shopping seria condensado e melhor aproveitado, de acordo com seu potencial comercial.

A biblioteca criará um novo centro de quadra, criando uma área de respiro para a Rua Dias da Cruz, e facilitando o controle de iluminação e poluição sonora no prédio. Um pátio interno e uma praça lateral entre o shopping e a biblioteca também ajudarão no conforto térmico, além de aberturas estratégicas e elementos de controle de iluminação, criando assim um microclima agradável. O Shopping ficaria na parte da esquina do lote, não perdendo portanto a importância visual para um centro comercial.

shopping-do-meier-biblioteca-5

O programa foi dividido em 3 grandes setores: CONVIVÊNCIA, ATIVIDADES e LEITURA.

O setor Convivência é logo na entrada, abrangendo a recepção, ala de periódico, exposições, café e publicações pequenas, “abraçando” o pátio interno, onde esses espaços podem se espalhar naturalmente. O setor Atividades vem em seguida, com a ludoteca, “arena”, salas multiuso, estúdio e midiateca, onde também há essa flexibilidade de usos de acordo com as necessidades.shopping-do-meier-biblioteca-4

A “arena” pode ser usada para contos infantis, apresentações. As 2 salas multiuso são separadas por painéis deslizantes, podendo criar um único auditório. O estúdio abrigará a rádio da biblioteca, e também dará oportunidade para músicos amadores realizarem seus projetos.

shopping-do-meier-biblioteca-9

O setor Leitura ficará no 2º pavimento, para maior privacidade e conforto. Contará com acervo acadêmico, literatura nacional e estrangeira, acervo juvenil, além de acervo e equipamentos para leitores com necessidades específicas. Além disso, o segundo pavimento conta com a midiateca, com estações de vídeo e áudio e acervo de filmes, séries e documentários para livre uso dos usuários.

shopping-do-meier-biblioteca-6

A cobertura contará ainda com um restaurante aberto ao público em geral, com vista privilegiada de todo o bairro. A ideia da biblioteca é trazer a vivência dos espaços culturais e de ensino para a vida das pessoas. Ela ficará aberta todos os dias da semana, com atividades diárias e diversas, e contando ainda com o programa “Fim de semana na Biblioteca”, para incentivar ainda mais o hábito da busca de conhecimento de uma forma prazerosa.

shopping-do-meier-biblioteca-7

shopping-do-meier-biblioteca-8

 

E, aí? Gostaram da ideia?

 

A arquiteta Julia Oddone Rosa é formada pela FAU UFRJ.
julia.oddone@globo.com

Tag's

Faça seu comentário