Sobre o Méier

Iremos contar aqui uma breve história sobre o nosso bairro.

Tudo começa no século XVII, quando o Méier era apenas uma fazenda de cana-de-açúcar e em 1760 houve um desentendimento entre os jesuítas (que eram os donos da fazenda) e a coroa portuguesa, que acabou por expulsá-los do Rio de Janeiro. A enorme fazenda foi então dividida em três partes: Engenho Novo, Cachambi e São Cristóvão. Um grande amigo da família real, Augusto Duque Estrada Meyer, recebeu de presente parte dessas terras do imperator Pedro II. Além de ser filho do comendador Miguel João Meyer (português de origem alemã e um dos homens mais ricos da cidade), Augusto era conhecido como “camarista Meyer“ por ter livre acesso ao palácio imperial.

Devido ao seu sobrenome, a região ficou conhecida como “Meyer” e posteriormente aportuguesado para somente Méier.

Fundação

Em 1879, o bairro foi cortado pelos trilhos da estrada de ferro e a data de inauguração da estação de trem é também conhecida como a data de fundação do bairro: 13 de maio de 1889. Após a inauguração, aumentou-se o desenvolvimento da região e a partir da década de 1950, houve uma verdadeira explosão demográfica e comercial.

Primeiro shopping do Brasil

Projetado pelo arquiteto João Henrique Rocha e aberto ao público em 1963, o Shopping do Méier tem o título de shopping mais antigo do país, mas há uma controvérsia pois a Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE) não o reconhece como um “shopping” devido às suas características físicas. Mas apesar disso, o shopping sobrevive até hoje e para nós ele tem um pedaço importante na história do bairro.

Grande Méier

Deu-se esse nome para o conjunto de bairro que compõem a 13ª região administrativa da prefeitura, englobando os seguintes bairros: Méier, São Francisco Xavier, Sampaio, Rocha, Engenho de Dentro, Abolição, Cachambi, Maria da Graça, Del Castilho, Jacaré/Jacarezinho, Piedade, Encantado, Riachuelo, Engenho Novo, Lins de Vasconcelos, Todos os Santos, Água Santa, Pilares e Quintino Bocaiuva.

Personalidades

Vejam algumas personalidades que nasceram ou viveram na região: Fátima Bernardes, Aracy de Almeida, Sérgio Cabral Filho, Roberto Carlos, Luís Carlos Prestes, Astrid Fontenelle, Latino, Samara Felippo, Adriana Esteves, Lima Barreto, Martinho da Vila, Daniel Filho, João Nogueira, Millôr Fernandes, Denise Fraga, Elza Soares, Sandra de Sá.

Fonte: Wikipédia

apteka mujchine for man ukonkemerovo woditely driver.